Direitos do consumidor e Serviços de pedreiro, eletricista

  1. CONTRATO
  2. Escreva tudo o que você e o fornecedor falaram quando combinaram a compra de um produto ou a prestação de um serviço.Você não precisa ser advogado para escrever um contrato. É simples:
    • faça uma lista de todos os deveres e obrigações dos interessados em fazer o contrato;
    • tire uma cópia;
    • risque todos os espaços em branco;

• coloque a data e assine, você e a outra parte interessada.

ENCANADOR, ELETRICISTA, PEDREIRO, MARCENEIRO

Antes de contratar um desses profissionais siga os seguintes passos:

  • procure informações com os vizinhos, parentes e amigos;
  • peça orçamento, por escrito e sem compromisso, a mais de um profissional ou firma especializada;
  • explique o problema ou serviço de forma bem clara e com todos os detalhes;
  • peça a opinião do profissional sobre o assunto;
  • pergunte como o serviço irá ser feito, o material que será usado, o número de trabalhadores e se o preço do material está incluído no preço total;
  • acerte a forma de pagamento.
    Tenha cuidado! Muitos consumidores têm prejuízo porque o contratado, após receber o pagamento inicial, fogecom o dinheiro e não faz o serviço. Por isso, procure dar o dinheiro à medida que o serviço for sendo feito.
  • • Não pague todo o serviço adiantado. Se você agir assim, o prestador de serviço perde o interesse pelo serviço, pois já está com o dinheiro no bolso.
  • • Só pague a última parcela após testar o serviço.
  • Em caso de defeito ou dúvida, só pague quando o problema for solucionado.
  • Escreva no contrato a forma de pagamento e todos os detalhes do serviço.
  • Contrate o serviço por escrito depois de tudo decidido.
  • Exija o recibo de todo pagamento que você fizer (entrada, segunda prestação, etc.).
  • Se o profissional prometer voltar no dia seguinte para fazer algum conserto, faça uma anotação no contrato para garantir o retorno. Peça que ele assine em baixo.
  • Exija nota fiscal do serviço e guarde os documentos (recibos, contratos, garantia). Esses documentos devem ficar guardados por, no mínimo, dois anos ou pelo prazo de garantia firmado no contrato.
  • Anote o nome, CPF, endereço completo e telefone do prestador de serviço.Serviços malfeitos ou inacabadosNo caso de serviço malfeito ou inacabado, faça uma reclamação e tente resolver amigavelmente, através de acordo.

    Se não for possível, e algum pagamento já tiver sido feito e o serviço não foi concluído, procure o PROCON e apresente sua reclamação.

Caso não tenha resolvido, você poderá entrar na justiça para pedir reparação pelos danos sofridos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,