Retificação de Documentos para cidadania italiana / cidadania portuguesa

13517577_1419042308121905_3998467245446010589_oA retificação de documentos para o processo de cidadania italiana ou cidadania portuguesa é feita para corrigir os registro civis (certidão de nascimento e casamento) que apresentem dados incorretos.

O erros derivam de transcrições incorretas dos registros, desde a mudança de nome, erros de grafia, erros de datas, inclusão de sobrenome errado, dentre outros, sendo diversos os erros que necessitam ser corrigidos.

Com base nisso, no momento de reunir os documentos necessários a instruir o processo de cidadania, tem que verificar quais documentos estão com erros e que necessitam de uma retificação de registro público, seja pela via administrativa (nos casos mais simples) ou seja pela via judicial.

O processo de cidadania italiana, como exemplo, é dividido em 4 fases:

1- a primeira fase é a verificação do seu direito a cidadania, com análise da árvore genealógica, lista de documentos necessários para o requerente, eleger o local de entrada do processo e reunir todos os documentos  necessários.

2- a segunda fase é a de análise dos documentos, para verificar quais contem erros, a necessidade de um processo judicial para eventuais correções, e sendo necessário o processo de retificaçao de registro público daremos entrada aqui no Brasil.  Assim, após o processo, todos os documentos serão retificados em seus respectivos cartórios.

3- a terceira fase é de reunião da documentação já corrigida e providenciar as traduções juramentadas dos documentos e o apostilamento nos cartórios brasileiros.

4- a quarta fase é o processo de cidadania italiana na Itália ou na Embaixada da Itália no Brasil, onde será formado um processo para deliberar sobre o deferimento ou não da cidadania.

Resumidamente são essas fases do processo de cidadania por descendência.

Ao procurar nossa assessoria, inicialmente temos a consultoria jurídica para dar o suporte aos requerentes e caso já tenham documentos em mãos serão analisados. Após a reunião de todos documentos necessários, conforme lista fornecida pelo escritório, nós avaliaremos a necessidade de retificações e passaremos orçamento para o processo judicial de retificação de registro público.

Pela nossa experiência de atuação há 10 anos nestes processos, percebemos que praticamente todos requerentes tiveram algum erro  em seus documentos. O processo de retificação de registro público judicial tramita em poucos meses.

Caso esteja querendo iniciar seu processo de cidadania, seja ele de qualquer nacionalidade, nós estamos aptos a ajudá-los.

Entre em contato conosco pelo e-mail ou telefones do menu CONTATO.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,