Cidadania Italiana

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese and European Spanish. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in this site default language. You may click one of the links to switch the site language to another available language.

Direito Internacional

CONSULTORIA JURIDICA ESPECIALIZADA EM PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA

Oferecemos o serviço de assessoria jurídica para fazer o processo de cidadania italiana como descendente de italiano ou por casamento. Se você for filho, neto, bisneto, trisneto, etc. , sem limite de gerações, você terá direito a sua cidadania italiana, bastando apresentar a prova documental na forma exigida.

Primeiramente marcarmos uma consultoria jurídica especializada presencial ou por skype, com duração de até 1 hora. Essa consultoria é completa, tratando sobre todos os aspectos inerentes ao processo de cidadania, analisando a árvore genealógica, verificação do direito a cidadania ou não, como funciona o processo, lista de documentos exigida pela Comune Italiana, análise de documentos, buscas de documentos, prazos, custos envolvidos, tirando todas as dúvidas e esclarecimentos gerais.

Ao final da consultoria, após análise detalhada do caso e em posse de todas informações importantes para precificação da prestação de serviços, passamos o orçamento para cuidar do processo de cidadania italiana.

O processo via Itália é seguro, garantido que obterá a cidadania e duração de curto prazo.

Somos especializados em processo de cidadania via Italia, sendo um processo que resolvemos com celeridade e garantia, em caso de conseguir toda documentação exigida.

O valor da consultoria jurídica é o valor mínimo indicado pela tabela da OAB.DF, e em caso de fecharmos o contrato para a cidadania, será descontado no valor dos honorários do processo de cidadania. (para mais informações, confira: http://msbadvocacia.com.br/2016/01/tabela-de-honorarios-advocaticios-eu-cumpro/ )

Caso tenham interesse, entre em contato conosco por e-mail ou telefone a fim de agendar um horário.

Quais as vantagens em obter a cidadania italiana? Passando a ter dupla cidadania ( brasileira e italiana)?

O brasileiro que obtém a cidadania italiana, passará a ter todos os direitos que um cidadão italiano tem para morar e trabalhar na Itália, pois, com a cidadania, você também será um italiano! Além disso, as facilidades para morar e estudar se estenderão por toda União Européia, pois será também cidadão europeu.

• Você poderá trabalhar na maior parte dos países da comunidade européia.

• É muito mais barato estudar.

• Não precisa de vistos de permanência

. • Não tem limite de permanência.

• Não tem que passar por constrangimentos nos aeroportos ao chegar em um país europeu.

• Transito livre em toda Europa, basta apresentar o passaporte europeu.

• Entre inúmeras outras vantagens.

Há quem veja o reconhecimento da cidadania italiana como um “plano de aposentadoria” para os seus descendentes (ou pra você, o requerente). Mesmo que se considere muito velho para se aventurar ou fatores pessoais e profissionais o impeçam de usufruir da cidadania italiana, deixe esse “presente” para as gerações seguintes. Além disso, o reconhecimento não deve ser encarado apenas como um passaporte e uma identidade para ficar pendurada numa moldura.

Procure resgatar um pouco da história de sua família – isso é muito gratificante e acaba sendo uma força motriz muito importante.

Nossos serviços oferecidos no Brasil:

  • Explicações gerais para clientes antes de iniciar o processo;
  • Análise dos documentos para confirmar se realmente o cliente tem direito;
  • Assistência completa para montagem do processo de cidadania italiana no Brasil;
  • Pesquisas genealógicas e buscas de documentos na Itália e no Brasil;
  • Agendamento de Legalização junto a Embaixada da Itália em Brasília;
  • Análise e preparação de documentos no Brasil;
  • Retificação judicial ou extrajudicial de documentos (se houver erros);
  • tradução juramentada dos documentos;
  • Reconhecimento de firma da assinatura do tradutor juramentado em Cartório;
  • Legalizacão dos documentos no MRE e Embaixada Italiana;
  • Assessoria completa para o processo direto na Itália;
  • Assessoria Jurídica para processo “Via materna”;

Nossos serviços oferecidos na Itália:

  • Análise completa de todos os documentos antes do cliente ir para a Italia;
  • Explicações completas de como funciona todas as etapas do processo e custos para o cliente;
  • Assessoria completa na Italia do aeroporto até a sua residencia;
  • Assessoria completa e explicações gerais para facilitar os primeiros passos na Italia;
  • Acompanhamento e assessoria completa como “interprete” para todas etapas do processo na Italia;
  • Acompanhamento e assessoria completa para apresentar o pedido de residência  no Comune;
  • Assessoria completa para apresentar o pedido de requerimento da Cidadania italiana;
  • Assessoria completa para o requerimento do “Codice fiscale” italiano;
  • Assessoria completa para o requerimento da “Carta d’identità” italiana;
  • Assessoria completa para o requerimento do “Passaporto” italiano;
  • Busca de certidões de nascimento e casamento na Italia.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA do imigrante  que gerou a cidadania italiana :

Certidão de nascita ou batesimo vinda da Itália; Certidão de casamento do Brasil ou da Itália; Certidão de óbito ( em alguns lugares ); Certidão negativa ou positiva  de naturalização ( CNN) com todas as variações de nomes de todas as certidões; do filho (a) do italiano  Certidão de nascimento; Certidão de casamento; e assim sucessivamente até chegar a você.

Observações importantes: A documentação é a mesma tanto para fazer o reconhecimento direto na Itália ou através dos consulados do Brasil. As diferenças estão basicamente na forma de apresentação destas. Para o reconhecimento no Brasil são necessárias emissões em inteiro teor atualizadas e traduções. As certidões dos requerentes deverão estar em conformidade, sem erros, veja mais detalhes no site dos consulados . Para o reconhecimento diretamente na Itália se faz necessária além das emissões e traduções, e a ” legalização ” dos registros civis emitidos no Brasil para que  tenham validade na Itália. Esse procedimento é necessário porque o Brasil não assinou um tratado na convenção de Haia sobre esse tema.

QUEM TEM DIREITO

A cidadania italiana é transmitida por sangue (juri sanguinis), de uma geração para outra, sem limites. Se você tem um ancestral italiano poderá solicitar o reconhecimento através de prova documental na forma da lei.

Porém, existem algumas exceções:

-Quando existir mullher na arvore genealógica, transmitindo a cidadania italiana, ex: bisavó, avó, mãe. Elas só poderão transmitir a cidadania italiana ao filho (a) dela, se este ( filho(a) tiver nascido após 1/1/1948, época da promulgação da Constituição. Antes disso, as mulheres perdiam a cidadania italiana ao se casarem com estrangeiro. Existe uma pequena confusão acerca do assunto e muitos acham  que a própria mulher tem que ter nascido após essa data e não é ela  é o seu filho, pois ela pode receber a cidadania italiana se a receber do pai, só não poderá transmiti-la aos próximos descendentes.

Então, se você tiver apenas a bisavó como italiana, a transmissão só continuará e poderá chegar a você se o filho dela, (no caso teu avô ou avó) tiver nascido depois dessa data. Caso contrário, alguns advogados estão conseguindo através da justiça italiana o reconhecimento. O processo é mais demorado (em torno de dois anos) e mais custoso, mas vale a pena!

– A outra exceção é para os descendentes dos chamados “Trentinos” cuja  cidadania italiana foi concedida até 2010. Esse terrítório pertencia ao antigo império Austro Hungaro que passou a pertencer à Itália depois da guerra. Se desejar mais  informações sobre esse caso consulte: http://www.ctsp.org.br/ http://www.trentininelmondo.it/

CIDADANIA POR CASAMENTO

POSSO ADQUIRIR A CIDADANIA ITALIANA POR CASAMENTO ? Se o casamento ocorreu antes de 26/04/1983 a cidadania italiana da esposa é automática, reconhecida junto com a sua. Se o casamento foi após dessa data, após 3 anos da data do casamento poderá solicitar a cidadania italiana por casamento, chamada naturalização. A Cidadania por naturalização pode ser solicitda também para o cônjuge ( marido) e não implica em perda da cidadania brasileira em nenhum dos casos. Como recebemos muitas perguntas sobre o tema, fizemos o resumo abaixo:

O meu cônjuge pode adquirir a cidadania através do casamento? A cidadania por matrimônio ou naturalização, em termos jurídicos pode ser requerida tanto pelo homem como pela mulher.

Após quanto tempo de casado é possível entrar com o pedido? Pode ser requerida se requerente residir por 2 anos legalmente na Itália ou 3 (três) anos fora da Itália.

Os direitos e deveres são os mesmos? Sim, como qualquer cidadão de qualquer país.

Se eu me naturalizar perco a nacionalidade brasileira? A cidadania brasileira , só se perde nos casos de renuncia formal por meio de carta endereçada a autoridade consular ou ainda conforme nossa Constituição, se: -tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; -imposição de naturalização, como condição para permanência em país estrangeiro ou para o exercício de direitos civis.

Qual o tempo para conclusão do processo de naturalização? independente de onde o pedido é feito, seja via consulado italiano em qualquer País ou diretamente na Itália o tempo de conclusão é uma média de dois anos, após o protocolo do pedido, podendo ocorrer antes se tiver filhos menores.

A união estável dá direito à naturalização? A Itália não reconhece nem um tipo de união estável, nem relações homoafetivas.

Observações: a cidadania italiana por casamento ou naturalização é uma concessão, normalmente não é negada se a documentação estiver em ordem, o casamento comprovado e não possuir antecedentes criminais.

BUSCA DE CERTIDÕES

COMO CONSIGO AS CERTIDÕES ? Para conseguir as certidões de que necessita para dar entrada no reconhecimento da sua cidadania Italiana, a palavra chave é PESQUISA. Não existe um fórmula mágica, a não ser que você leve sorte de estar escrito o nome da cidade em alguma certidão do italiano ( óbito ou casamento, se foi no Brasil). Normalmente vem escrito Itália, ou a Província, o que já nos ajuda muito na busca da certidão italiana. Você deverá buscar toda e quaquer informação junto aos parentes mais velhos da família, por mais irrelevantes que possam parecer, procure e explore com cuidado documentos e fotos antigas, certidões e listas de desembarques. Revire e anote tudo que faça referência aos antepassados.

Quanto mais informação você conseguir, mais fácil e menos custoso será encontrar a certidão na Itália, seja por você mesmo ou por uma empresa de Assessoria, para Cidadania Italiana. De qualquer maneira é resultado de muito trabalho, empenho , dedicação e algum tempo. Se você já souber onde as certidões se encontram basta entrar em contato com a paróquia ou com o cartório e solicitar a certidão do Brasil. Caso seja a certidão italiana, depende muito do comune ou da paróquia. Alguns enviam para o Brasil, sem problemas, outros dificultam e nesse caso existem os pesquisadores profissionais que atuam como facilitadores no processo de intermediação com o comune ou a paróquia na Itália devido ao grau de conhecimento e especialização na área e ao número de arquivos de que já dispõem.

QUANTO CUSTA UMA BUSCA PROFISSIONAL DE CERTIDÃO ITALIANA?

O registro Civil na Itália foi instituído feito a partir de 1871. Se o seu antenato italiano nasceu antes dessa data só existirão registros religiosos, com exceção do sul onde existem alguns registros civis dessa época. Na Itália existem 22 Regiões,109 províncias e inúmeras cidades minúsculas que tem uma igreja em cada esquina. Como neste caso precisamos da certidão de batismo, primeiramente devemos descobrir a província, a cidade, depois a igreja e ai sim entrar em contato com o padre, nem sempre disponível e nem sempre solícito para revirar os livros antigos da igreja e encontrar o registro do seu italiano.

Na maioria das vezes temos apenas a data aproximada, província ou região, além de nomes e sobrenomes abrasileirados e datas erradas. Dependendo da região onde o italiano nasceu, do ano de nascimento e principalmente da quantidade de informações que você dispõe e nos fornece, poderemos determinar o tempo e o valor. Cada pesquisador tem os seus métodos de trabalho e valores podem variar muito, Normalmente no sul da Itália e certidões de batismo costumam custar mais pelos motivos expostos acima .

Por isso solicitamos que nos enviem o óbito e/ou casamento do italiano e a maior quantidade de informações possíveis para agilizar o seu processo de cidadania italiana e busca de certidões na Itália.

CIDADANIA MAIS RÁPIDO

ONDE POSSO REQUERER A CIDADANIA ITALIANA E ONDE É MAIS RÁPIDO?

A cidadania italiana pode ser requerida junto aos consulados da jurisdição de onde você mora ou diretamente na Itália. Para reconhecer através do Brasil, preenchemos o requerimento,  inscrevemos e enviamos para o Consulado Italiano junto com a cópia da certidão do italiano que origina a cidadania. Você vai entrar na fila de espera e aguardará até ser chamado, em média 5 anos de espera pelo Consulado de Brasília/DF e só então receberá o comunicado do consulado para apresentar a documentação para o reconhecimento da cidadania italiana. Para sair a cidadania pode demorar cerca de 15 anos.

Existe a possibilidade de reconhecimento diretamente na Itália, modalidade que somos especializados. Apesar de ser mais burocrática, o reconhecimento é bem mais rápido, em 3 ou 4 meses com a nossa Assessoria você será cidadão italiano. A documentação é a mesma, a diferença é a forma de apresentação, o tempo do reconhecimento e o custo.

Solicitar Orçamento